Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

A REACI tem como objectivo a publicação de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou colectiva de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior com titulação, preferencialmente, de doutores ou doutorandos em co-autoria com mestres ou mestrandos, sob a forma de artigos ou resenhas, de autores nacionais e estrangeiros.

A publicação de artigos e de resenhas está condicionada a pareceres de membros da Comissão Científica ou de consultores ad hoc.

Respeitando-se o sistema de avaliação às cegas, os dados de identificação do(s) autor(es), não deverão constar no documento (word) submetido à Rehd, assim como o texto do artigo não deve conter referências que permitam a identificação da autoria. O(s) nome(s) do(s) autores por extenso (no máximo três autores), filiação acadêmica, município, província, país, e-mail e nº do ORCID, deverão ser inseridos na seção SUBMISSÕES ONLINE - CADASTRO DE USUÁRIOS. Os originais enviados sem esses dados, serão descartados.

Normas para submissão de originais

Os textos podem ser redigidos em língua estrangeira (preferencialmente inglês e espanhol), entretanto, os metadados, compreendendo o títuloresumo e palavras-chave devem ter versão nos idiomas portuguêsinglês e espanhol.

Apresentação 

O arquivo deve ser em Word, corpo 12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, tamanho de página A4, justificado e os parágrafos com entrada de 1,25 cm. Os artigos devem ter entre 35 mil e 50 mil caracteres (com espaço); as resenhas até 6.000 caracteres (com espaço); dissertações e teses (em forma de resumo expandido, com quatro itens (sem numeração): introdução, objetivos, metodologia e resultados, perfazendo não mais que 4000 caracteres (com espaço).

 Estrutura do artigo

A estrutura do artigo deve seguir a sequência: título (português, inglês e/ou espanhol); resumo (português, inglês e/ou espanhol); palavras-chave (5 palavras chaves logo após o resumo nos respectivos idiomas (português, inglês e/ou espanhol); corpo do texto e referências (inserir apenas obras citadas no texto).

Título em português: Times New Roman 14, negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas. Havendo subtítulo, deverá vir depois de dois pontos (:).

Título em inglês: Times New Roman 12, sem negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas. Havendo subtítulo, deverá vir depois de dois pontos (:).

Título em espanhol: Times New Roman 12, sem negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas. Havendo subtítulo, deverá vir depois de dois pontos (:).

Resumo:  O resumo deve apresentar ao leitor o problema de pesquisa, os objectivos, a metodologia, a relevância do estudo e apresentar os resultados obtidos. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objectivas, com extensão de 800 a 1.000 caracteres (com espaço). A palavra resumo em negrito, tanto ela quanto o texto devem ser grafados em Times New Roman 12, espaço simples justificado.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5. (Observe que entre cada palavra há um ponto. A Rehd utiliza cinco palavras-chave que devem identificar o conteúdo do texto o mais precisamente possível). Também a expressão "Palavras-chave" deve vir em negrito no mesmo padrão do resumo.

Em seguida, devem constar o resumo (Abstract) e palavras-chave (Keywords) em inglês, no mesmo padrão, e/ou o resumo (Resumen) e palavras-chave (Palabras clave), no mesmo padrão.

A palavra Introdução e os entretítulos devem ser numerados em algarismo arábico, sequencial; formatados Times New Roman negrito 12, caixa alta e baixa, espaço 1,5 alinhado à esquerda, sem ponto entre o número e o entretítulo.

O texto deve ser formatado em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 justificado. Primeira linha do parágrafo com avanço de 1,25cm. O tamanho para artigos é de 30.000 a 50.000 caracteres com espaço, incluindo resumos e referências bibliográficas.

No corpo do texto, o itálico deve ser utilizado apenas para palavras estrangeiras. Sugerimos não acrescentar destaques, grifos etc. Títulos de obras devem aparecer com letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (Exemplo: Coaching aplicado ao processo de ensino-instrução), e capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

Outros usos do itálico:

     In: que indica parte da obra;  

     et al. para indicação de mais de 4 autores;

     [S. l.] que indica sem local de publicação;

     [s. n.] que indica editora sem identificação na publicação.

     [S.l.: s.n.] que indica local e editora sem identificação na publicação.

Artigos

Política padrão da secção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.